"Um corpo sem alma é como um disco de vinil que não toca ..."

"O jornalista fere no peito o escritor. O escritor repele o jornalista, por esmagá-lo, por obrigá-lo a renascer quase sempre de um mesmo patamar. Feliz daquele que, nesse embate, consegue servir, e bem, aos seus dois senhores..."

Política. Música. Música. Vida. Rock. Cinema. Cultura.

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Cinema Marginal

Por falar em cinema, o Rodrigo Sax me indicou o trailer do novo filme do Jack black (post anterior). É bem legal.

...................................................................
Marginal é um nome como outro. Aponta para o estado de espírito de uma geração que decidiu fazer cinema, remoendo por dentro um universo ideológico novo, sob o choque múltiplo de uma revolução de costumes e de uma revolução social”.
(Fernão Ramos)

Eram os anos de chumbo da ditadura militar. Período de extrema produção e criatividade cultural brasileira, embora existisse a censura do governo, que se utilizava de mecanismos como o exílio e a tortura para coibir a produção intelectual da época. No campo cinematográfico, o país nunca mais seria o mesmo depois desta geração que se consagrou com o Cinema Novo (de Glauber Rocha, Cacá Diegues, entre outros.) Quase paralelamente ao cinema novista, surge um movimento extremamente provocador, experimental, despreocupado e como não poderia deixar de ser: Marginal.

Foi também chamado, entre outros, de Udigridi, nomenclatura dada por Glauber Rocha parodiando o cinema underground norte americano; cinema de poesia pelo marginal Júlio Bressane e Cinema de Invenção por Jairo Ferreira. Entretanto, o que ficaria para a história seria Cinema Marginal.

Neste site tem vários trechos de diversos vídeos das décadas de 60 e 70, vários marginais. Diretores como Ozualdo Candeias ( A Margem), Rogério Sganzerla (Bandido da Luz vermelha) da célebre frase (que eu acho muito boa): "quando a gente não pode fazer nada, a gente avacalha. Avacalha e se esculhamba!"

...................................................................

E por falar em anos 60 e 70, hoje, tem programa especial sobre Led Zeppelin, pra quem gosta fica a dica. Basta ter winamp e clicar ao lado, é as 4 da tarde, ao vivo. Dá para teclar com a gente através do msn da web-rádio: radiounespvirtual@hotmail.com
Dá também para ouvir a qualquer hora clicando direto no site da Rádio ou a partir de quinta no link ao lado.


Já para quem curte Oasis, rolou hoje uma reportagem sobre a banda num outro programa, a Revista de entretenimento Ponto e Vírgula. A revista teve ainda especial sobre o dia da consciência negra, além do filme premiado na 30 mostra de cine de São Paulo, "O ano em que meus pais saíram de férias".

5 comentários:

Júlia Dantas disse...

quem tiver de sapato num sooobra!! hehe

ei, o que tem sobre infiltrados eh fotolog mesmo, na foto de 13/11. na verdade soh comentei por cima, até pq falar perde a graça :P

beeijos!

Anônimo disse...

AÊÊÊÊ!!! Cinema Marginal na pauta. Nosso suplemento vai bombar! Eu tenho fé! Bjs querido!

Claudinha ੴ disse...

Led Zeppelin, tudo de bom! Como Wish You are Here por exemplo...
Um beijão, que bom que reapareceu no TP!

Anônimo disse...

O filme Querô, de Carlos Cortez, baseado em texto de Plínio Marcos, acaba de ser apresentado no Festival de Brasília..Parece que empolgou a platéia. Um beijo e bom fim de semana.

Anônimo disse...

Te leio, SEMPRE, não esqueço de ti.
Lembrete de amizade à disposição. Beijo, abraço forte!